Participe compartilhando a sua experiência.
Pode ser qualquer ação que você tenha desenvolvido que seja interessante, para economizar tempo, dinheiro ou aumentar a segurança de profissionais e/ou pacientes. Caso a sua dica não for aprovada retornarei para você com o motivo.Todos os participantes que tiverem a sua dica aprovada e publicada no BLOG DA BIOSSEGURANÇA vão ganhar uma caixa com 10 ampolas de indicador biológico. Pode mandar mais que uma.
Se vier com uma foto relacionada ilustrando a dica, você ganha 10 pontos extras.
Abraços e boa sorte!
Liliana Junqueira de P. Donatelli
* Vitale Cristófoli 12 litros com acabamento em alumínio
4 Comentários
Já trabalhei em alguns consultórios e vivenciei a pratica de algumas auxiliares e dentistas em esterelizarem instrumentos desembalados e disponibilizarem o uso em grandes caixas de inox para atendimento, porém no momento de pegar o instrumento de tal caixa não tomam o cuidado de colocar sobreluva ou pegá-los com uma pinça , então acabam contaminando a caixa inteira … e assim continuam o dia, fazendo daquela caixa de inox “pseudo esterelizada” uma colonia de bactérias..!! lamentável !! Então a dica é: pode sim esterelizar instrumentos desembalados porém tem que se tomar o cuidado com a manipulação dos mesmo.. uma pinça ou uma sobreluva ajuda bastante! Mas eu prefiro empacotar sempre pode ser mais caro e mais demorado .. mas com certeza mais seguro!
Prezada Ana
Valeu o lembrete de esterilizar individualmente, mas essa é uma recomendação.
Muito obrigada por trazer essa questão. Tenho certeza que assim como nestes locais que você frequentou, tem bastante gente realizando a esterilização inadequadamente.
Esterilizar desembalado é só para emergência e para pronto uso não podendo ser utilizado em vários pacientes, mesmo que não tiver sido utilizado.
Como já é uma recomendação, não vale como dica para o concurso OK?
Obrigada por participar,mas vá buscando que a gente faz muitas coisas bacanas , dando soluções que outras pessoas poderão aproveitar como dica!
Abraços e boa sorte!
Bom dia José Hélio.
Muito legal a sua experiência e agradecemos você compartilhar com os colegas. Não vale para o concurso, pois tem que ser uma dica de biossegurança, OK?
Abraços e pode ir mandando que a gente vai avaliar.
Sou ortodontista e muitas vezes necessitamos usar separadores elasticos para conseguir espaço entre dentes suportes para instalação de bandas ou disjuntores. Normalmente usa-se DOIS PEDAÇOS DE FIO DENTAL (15 cm) CORTADOS cada um e borrachas separadoras dificultando e exigindo maior tempo do profissional ou da secretaria para sua confecção; porém eu particulamente, uso um FIO LONGO ÚNICO (30 cm) SEM CORTE que facilita muito a colocação do separador no espaço interproximal e sem perda de tempo de confecção.