O vídeo ressalta a importância de ter um supervisor qualificado para acompanhar os 13 passos –
Acompanhe com o meu roteiro traduzido (embora seja em inglês o vídeo é bem explicativo). Você pode também selecionar a legenda- só disponível em inglês, mas já ajuda!
Esse vídeo foi realizado em conjunto com o CDC e o John Hopkings Hospital, e outras instituições e ensina:
- Como colocar com segurança EPI
- Como o supervisor irá verificar todos os passos
COLOCANDO O EPI:
- Orientações iniciais do supervisor: Antes de iniciar o procedimento o supervisor recorda o profissional da saúde a ir ao banheiro e hidratar-se e alimentar-se. O supervisor avisa que irá orientar verbalmente cada etapa
- Trocar a roupa pessoal por um uniforme limpo que ficará por baixo dos EPI, que seja confortável e esteja íntegro. Retirar todos os adornos, relógios e itens pessoais, como celular. O cabelo deve estar todo para trás longe do pescoço e face, e nenhum parte da pele ou cabelo deve ficar exposta no final do procedimento. As unhas devem ser curtas para evitar rasgar as luvas
- Inspeção visual dos EPI quanto a presença, integridade e se o tamanho é adequado para o profissional que irá colocá-los. Usar um check-list.
- Realizar a higiene das mãos. Supervisionando a higiene das mãos para lembrar cada passo.
- Colocar a proteção das botas, sentado e sem tocar o calçado
- Vestir as luvas internas, de preferência de cor diferente da externa
- Colocar o Avental, verificando que esta adaptado corretamente.Dar preferência aos aventais com punho de malha. O supervisor fecha a parte posterior.
- Colocar Mascara N95
- Colocar protetor de cabeça
- Colocar avental impermeável externo ( se for utilizado)
- Luvas externas ( de outra cor), com os punhos sobrepostos aos do avental.
- Colocar escudo facial
- Verificar toda a paramentação, se o corpo do profissional esta totalmente coberto
Um dos principais problemas dos profissionais da saúde com a paramentação, é o calor escaldante dentro do EPI (na África é bem diferente de trabalhar com o mesmo EPI em um hospital de primeiro mundo com sistema de ar condicionado – e ainda assim é complicado) com possibilidade de desidratação e hipertermia. Outro fator complicador é o tempo necessário para retirada do mesmo com segurança. Por esse motivo os lembretes de beber água, ir ao sanitário e comer, antes de se paramentar são bem importantes.
Liliana Junqueira de P.Donatelli