Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Saiba tudo sobre Biossegurança

Se tiver dúvidas é só entrar em contato!

98 Comentários

  1. Olá!

    Qual a correta indicação do Peresal e do Incidin dentro da Odontologia?? Tenho necessidade de ter os 2 produtos no consultório ou apenas um desses já cumpre a função? e se for esse o caso, qual é mais indicado por ter uma raio de ação maior? Obrigada!!

  2. adriana xavier alves Reponder

    boa tarde liliana .meu tcc e de biossegurança ,mais não sei por onde começo poderia me dar uma ajuda estou terminando um curso tecnico em podologia mais não consigo entender nada que a professora de tcc passa ou fala ,ela não sabe passar as informações . por favor me ajuda .desde ja agradeço .

    • Olá Adriana
      Você já tem um roteiro?
      Envia para mim por e-mail (liliana@cristofoli.com) Podemos marcar também uma conversa por Skype. em fevereiro pode ser?
      Abraços
      Liliana

  3. Olá Liliana.
    Parabéns pelo Blog!
    Eu tenho algumas perguntas.
    Primeiro eu gostaria de saber quais são as normas de esterilização aplicáveis na odontologia.

    E a segunda pergunta é como eu identifico se o material é apropriado ou não para esterilização em autoclave a vapor. Considerando que frequentemente surgem novos produtos, tanto metálicos quanto plásticos.

    E por ultimo, existe algum material da odontologia que não pode ser esterilizado em autoclave a vapor e devemos utilizar outro tipo de processo de esterilização?

  4. Girlânne de Castro Queiroz Reponder

    Boa noite ,Liliana!Comprei há um ano a autoclave 21,a seladora e a cuba ultra sônica todos da Cristofoli. Tive problemas com a autoclave que foram sanados após a intervenção da SAC da Cristófoli ,que só tenho a agradecer… Minha dúvida é qto a cuba : o manual especifica que não devem ficar superpostos os instrumentais mas a secretária se complica e sempre tenho que intervir. Há sugestão de qtdade de instrumental para um ótimo aproveitamento da mesma?os instrumentais de exame clínico pode ser usado em tempo menor para poupar a cuba?Faço cirurgia oral menor e periodontal então,para estes instrumentais uso o tempo máximo. O que vc orienta? Obrigada pelo espaço aberto,até…..

    • Olá Girlânne
      Que ótimo!
      ë muito difícil determinar exatamente a quantidade de instrumental, pois a variedade é muito grande.
      O importante é você ficar satisfeita com a limpeza. A recomendação de não sobrepor já fornece uma orientação. Em relação à sua auxiliar, use um comparativo com o forno de micro-ondas. Não adianta colocar uma quantidade de alimento muito grande dentro, que vai demorar para esquentar. Na cuba de ultrassom acontece a mesma coisa (embora a tecnologia seja diferente).Não adiante encher a cuba que não vai limpar tão bem e acaba demorando mais. Acredito que a padronizaçãoo facilita a vida, a sua e da secretária. Eu uso sempre o mesmo ciclo.
      Abraços e espero ter ajudado você,
      Liliana

  5. GOSTARIA DE SABER, SE POSSO ESTERELIZAR PINÇA DE BIOPSIA, NUMA CLINICA GASTRO E QUAL CICLO.

    • Olá Raquel
      A esterilização deve acontecer independente do seu serviço. A vigilância sanitária é que irá aprovar se as condições estão adequadas para o seu funcionamento.
      Se você usar uma autoclave Vitale o ciclo único esta indicado. Se for Vitale Plus, pode usar o ciclo material embalado ou ciclo 212 30 minutos. Certifique-se com o fabricante da sua pinça se o instrumento é autoclavável e se há restrição de temperatura.

  6. Tenho usado o emulador TST para controle de esterilização e vi a propaganda de um outro, Sil 250.
    Gostaria de saber qual o grau de confiança destes controles pois não utilizo o controle biológico.
    É necessário utilizar ambos (químico e biológico?) Caso sim, por quê?

    • Olá Joice
      Tudo bem?
      Qual o tipo do seu estabelecimento? Odonto, médico, hospital ou beleza? Existem leis diferentes.
      O classe 6 é mais preciso. O SIL é um classe 4.
      O biológico é obrigatório pra serviços de saúde.
      Dê uma olhada no post sobre monitorização:
      http://www.cristofoli.com/biosseguranca/?p=15
      Tem também um video que poderá ajudá-la
      qualquer duvida entre em contato.
      Atenciosamente
      Liliana

  7. Gostaria de saber se há alguma legislação específica que possa proibir a reutilização das escovas de robinson, utilizadas na odontologia?

    • Flávia, não há uma legislação que trate especificamente da escova de robinson, porém é muito difícil você limpar a escova o que dificulta o seu reprocessamento.
      Odontologia tem muitos desafios e cabe a todos nós procurarmos soluções alternativas!

  8. Jose Eduardo Rodrigues Gimenes Reponder

    OLA LILIANE,, MEU NOME E EDUARDO GIMENES..TUDO BEM
    ESTOU precisando de uma orientação,referente ao livro registro de esterelizacao…onde e feito com emulador tst controle e o clean teste na mini incubadora da cristofoli,minha auxiliar faz o ciclo direitinho conforme pede o manual,,mas para passar para o livro registro não temos um copia de como passar para o livro registro pode me passar por email um exemplo de caderno registro por favor pois estamos desesperados e depois de 24 horas ou 48 horas na incubadora faco o eu jogo fora no contaminado..e isso pode me ajudar muito obrigado,aguardo urgente,,

  9. Estela Elsemann Reponder

    Olá!
    Tentei localizar a RDC da Anvisa que preconiza o prazo de 7 dias para armazenamento dos materiais esterilizados e não consegui localizar. Você poderia me ajudar?
    Muito obrigada,
    Estela

    • Olá Estela.
      O prazo de validade do material esterilizado é controverso. Internacionalmente é considerado indefinido e relacionado ao evento, isto é, se íntegro e seco, armazenado corretamente é considerado estéril. Mas no Brasil a recomendação para hospitais é validar no serviço ( RDC15- prazo para adequação 2014), mas para serviços odontológicos e de pequeno porte (consultórios individualizados) , ainda se utiliza como referencial é o Manual de processamento de artigos e superfícies que é antigo (1994), que recomenda os 7 dias. É o que a vigilância tem aceitado. Pode-se usar os cover bags (embalagem secundária – colocada imediatamente depois que sai da autoclave e esta frio), por 30 dias.
      Liliana

  10. Olá !!
    Gostaria de saber como fazer o teste biológico, e qual o motivo que ocorre tempo limite de aquecimento ?
    Mariane ,
    obrigada.

    • Este comando aparece no display, para avisar que alguma coisa deu errado no ciclo e os sensores detectaram esse erro. Desta forma o técnico poderá realizar a assistência técnica com maior facilidade. Acontece quando a fase do ciclo de aquecimento é superior etmpo esperado. Pode ser por exemplo um inverno muito muito rigoroso e demora demais para aquecer. Mas há outras situações. Por gentileza entre em contato com a nossa central de atendimento ao cliente, de posse do número de série do seu equipamento para agilizar o seu atendimento: 0800 44 0800 de segunda à sexta das 9 às 17h.
      Já para ver como realizar o teste biológico veja o post sobre monitorização, a matéria é bem extensa, possui um passo a passo e um vídeo http://www.cristofoli.com/biosseguranca/?p=2513
      Abraços e qualquer dúvida estou à disposição.
      Liliana

  11. LUCIANA DE CASTRO SOARES Reponder

    LILIANA PQ VC NÃO RESPONDE ALGUMAS PERGUNTAS, COMO A MINHA POR EXEMPLO. ABRAÇOS LUCIANA DE CASTRO

    • Acabei de encontrar a sua pergunta.
      Desculpe Luciana! Algumas perguntas ficam em pendência para ver se encontro uma solucão melhor do que eu tenho de pronto.O indicado é enviar para reciclagem
      Eu queria encontrar alguma empresa no Rio para indicar para você, mas não obtive resposta. Farei novas tentativas e me comprometo a responder assim que eu encontrar alguém. A vigilância sanitária não recolhe e usualmente não indica.
      Abraços e uma ótima semana
      Liliana

  12. gabriela borges Reponder

    eu queria saber a quantidade de agua e preciso para a diluicao d peresal.
    espero que voce me ajude…

  13. Boa Noite , Liliana, tenho um consultorio no Rio de Janeiro e recebi a visita de uma fiscal da vigilancia sanitaria. Como meu compressor havia dado um curto e pegou fogo, estava com a sala em desordem pois havia feito uma insatação de emergencia em um novo compressor e estava voltando a trab exatamente naquele dia. A fiscal me deu 30 dias para reorganizar.
    Minhas duvidas: posso colocar o compressor na sala destinada a esterelização , se ele estiver fechado. OU posso colocar a autoclave dentro da sala clinica: a sala clinica pode ficar junto da mesa de anamese , ficha ou devera ser separada .Antigamente nao havia problemas, mas não sei as normas novas da vigilancia sanitaria. Me de uma ajuda, gostaria que ficasse tudo OK.
    Meu consultório ja tem 17 anos. Obrigada

    • Danielle
      Boa noite. Por favor me envie o seu telefone. Para responder às sua perguntas, preciso saber mais alguma informações de você, como o numero de consultórios etc.Mande no meu e-mail lilianadonatelli@uol.com.br ou no consultoria @cristofoli.com.
      Terei o maior prazer em ajudá-la.
      Abraços
      Liliana

  14. Liliana, por gentileza você poderia me informar qual a melhor conduta (procedimetno operacional) para a lmpeza de pisos, paredes e bancadas de um consultório odontológico. Aproveito para solicitar uma literatura a fim de estudar sobre estas informações. Obrigada

  15. Luciana de Castro Reponder

    Bom dia Liliana, gostaria de saber como submeter o REVELADOR ao processo de neutralização para que ele alcance o ph entre 7 e 9, para que posteriormente ele possa ser jogado na rede de esgoto? E o que eu faço com o FIXADOR, já que eu moro no interior no estado do RJ, e não tem como eu enviar esse líquido para uma indústria que faça o processo de recuperação da prata? Entrego a Vigilância Sanitária da minha cidade mesmo?
    Obrigada por se importar em tirar nossas dúvidas!!!!!

  16. Olá Liliana,

    Muito bom o blog ! Tenho uma dúvida, recebi a visita de um fiscal de Vigilância Sanitária que me solicitou o controle de esterilização com os indicadores biológicos, possuo uma autoclave Cristófoli há mais de 4 anos e sempre fiz o controle e anotei nos formulários enviados junto com as embalagens dos indicadores biológicos (colando as etiquetas do controle e do teste), mas o fiscal me disse que eu teria de guardar os indicadores (os tubos), então mostrei o passo a passo de como realizar os teste de esterilizacao fornecido por vocês e ele me disse que esse documento não estava baseado em normas legislativas, como posso fazer para provar ao mesmo que as indicacoes de vocês estão baseadas na lei ? Obrigado e aguardo resposta.

    • Rodrigo. Olá.
      Os indicadores biológicos são produzidos dentro de normas (NBR ISO 11138).
      Você pode também consultar outros fornecedores de indicadores biológicos. Todos os testes biológicos tem as mesmas instruções.Nós é detalhamos um pouco mais, pois a realização do teste biológico, em especial na odontologia, gerou muitas dúvidas. Inclusive, eventualmente, por parte da fiscalização.
      Na legislação (geral) consta apenas a periodicidade que o teste deve ser realizado. Em que cidade você está?
      Se você guardar as ampolas vai alterar o resultado do teste, elas mudam de cor!
      O controle, você fica guardando as bactérias. Não faz sentido.
      O necessário é guardar a etiqueta e o resultado, e mostrar que quem executa, e lê o resultado sabe como interpretá-lo.Você também pode solicitar para ele qual legislação esta baseada a solicitação de guarda da ampola. A única legislação que fala diretamente do descarte é a RDC 15 (ANVISA 2012) que não se aplica à odontologia (fala sobre centrais de materiais e esterilização em hospitais) mas serve como referência que as ampolas devem ser descartadas.
      Veja

      (quando fala do gerenciamento de resíduos)

      Art. 111 Os resíduos de indicadores biológicos utilizados como controle e aqueles com resultados positivos devem ser submetidos a tratamento prévio antes de serem descartados.

      Parágrafo único. Os indicadores com resultado negativo não precisam de tratamento prévio antes do descarte.
      Se precisar alguma coisa fique à vontade para passar o meu contato que terei o maior prazer em atender o fiscal.
      Atenciosamente,
      Liliana

      • Liliana, muito obrigado pela atenção ! Ainda não recebi a visita da fiscal da vigilância novamente, estou na cidade de Guarulhos ( Grande SP ). Mas realmente fico tranquilo de saber que posso contar com vocês para me tirar essa dúvida. Obrigado !

      • Mas, os microrganismos são inofensivos para os seres humanos, por que deverá ser realizado tratamento prévio antes do descarte?

  17. Valter Luiz Bottamedi Reponder

    Boa tarde,,,não estou conseguindo encontrar o arquivo “Monitorização da Esterelização (Registros)” no site para poder imprimir. Como faço?

  18. Vera Valeska Guerra Reponder

    Gostaria de saber onde acho a manual de teste biológico da autoclave pois perdi o meu. Em Belo Horizonte, onde acho o esterilizador de alicates de ortodontia?Grata

  19. Gostaria de saber quais as normas de biossegurança na area de design de sobrancelha. E as doenças que podem acontecer através da retirada de pelos.

    • Olá Elisângela . A pele íntegra desempenha o papel proteção, como se fosse uma capa. Quando arrancamos os pelos, quebramos essa barreira e damos possibilidade desses micro-organimos penetrarem. Podem ser aqueles associados à própria pele do paciente, como também aqueles que estiverem na própria pinça. Por isso a importância de esterilização, em especial por causa das doenças que estão associadas ao sangue. Até o momento não há nenhum caso relatado, até porque é muito difícil relacionar uma coisa com a outra.Mas não vale à pena arriscar não é?

  20. Boa tarde Liliana.

    Gostaria de agradecer e elogiar o atendimento prestado a mim e minha esposa durante a 8ª Beauty Fair no último domingo (9).
    Boa tarde Liliana.

    Gostaria de agradecer e elogiar o atendimento prestado a mim e minha esposa durante a 8ª Beauty Fair no último domingo (9).

    Adquirimos a Auto-Clave Baby e já estamos garantindo a segurança de nossos clientes.

    Abraços

    • Olá André. Parabéns pela sua aquisição. Fico feliz que você tenha gostado do atendimento, em especial no domingo, pois foi realmente um desafio com aquela quantidade de gente no estande. A satistafação de nossos cliente é um de nossos objetivos.Como você sabe estamos aqui, junto com você para ajudá-lo no processo de esterilização e garantir a saúde e segurança. Sucesso!

    • Ana Paula,
      Boa noite
      Que coisa!
      Por favor entre em contato com a Central de Atendimento ao cliente logo pela manhã. O atendimento inicia-se às 9 horas.O telefone é 0800 44 0800. Para agilizar o seu atendimento por favor tenha em mãos o número de série da sua autoclave.
      Liliana.

  21. BOM DIA LILIANA,

    Estamos com um problema em nosso teste biológico.

    Conforme o manual da Cristófoli, podemos ter os seguintes resultados:

    Teste Roxo e Controle amarelo = aprovado
    Teste amarelo e controle amarelo = reprovado (manutenção na autoclave ou excesso de material)
    Teste roxo e controle roxo = reprovado (manutenção na incubadora ou falha no indicador biológico.

    Nosso problema: após o término do ciclo, tanto a ampola teste como a controle não estão nem roxa nem amarela. A aparência é de que queimou tudo dentro das ampolas.

    Gostaria de saber o motivo de estar ocorrendo essa intercorrência que está acontecendo em algumas de nossas unidades.

    Att

    Clovis

    • Olá Clovis Bom dia!
      Vocês estão fazendo as leituras intermediárias? Pode ser excesso de tempo na incubadora.Por favor me retorne,OK? Faça pelo menso a cada 8 horas a leitura, ou dentro dos horários que tiver funcionário presente. Por exemplo, colocou para incubar de manhã, olha no horário do almoço e antes de sair à tarde. De manhã no dia seguinte, almoço e à tarde.Por esse motivo recomendamos fazer o teste na segunda-feira, é mais fácil de acompanhar.
      Atenciosamente,
      Liliana

  22. Suellen Correa Reponder

    Boa tarde Liliana….
    Gostaria de saber como utilizar a mini incubadora, como faço o teste biológico?
    Att: Suellen

  23. oi liliana gostaria de tira só mais uma duvida sobre a incubadora fiz tudo sertinho gostaria de saber se depois que coloco as ampolas teste e controle na incubadora se depois das 12 horas se ja apresenta o resultado
    positivo ja posso para ou nao ou é obrigatorio fazer todo o processo até completa as 48 horas grato alex ………….

  24. Olá Liliana,tenho ainda algumas dúvidas em relação à limpeza prévia dos instrumentais.Vou aqui fazer algumas perguntas que julgo importantes,ok?

    1)Não havendo matéria orgânica impregnada nos instrumentais (sangue),pode ser desnecessário o uso da cuba de ultra-som ou mesmo da imersão do instrumental em cuba plástica contendo o detergente enzimático?Ou a imersão em detergente enzimático é sempre necessária?

    2)Em caso de matéria orgânica impregnada,recomenda-se uma lavagem prévia dos instrumentais ou os mesmos poderão ser colocados direto em imersão?

    3)Após a imersão dos instrumentais ou mesmo após o uso em cuba ultra-Sõnica É SEMPRE necessário a escovação manual?Posso usar detergente neutro para esse fim?Ou tenho que usar o próprio detergente enzimático?É estranho que,como o detergente enzimático não promove espuma,tem-se a impressão que a escovação mecânica seria desnecessária,poderia me explicar?Usa-se então o detergente enzimático coma escova?

    4)Tenho uma auto-clave da Sercon e tenho utilizado os emuladores químicos Instragam classe 6.Ouvi dizer que a bolinha amarela,a última testa a qualidade do vapor e que às vezes,após o processo de esterilização,todas as bolinhas ficam escurecidas,mas já aconteceu desta última continuar amarela…isso acontece quando eu coloco os envelopes na parte de baixo da auto-clave,na última fileira.A qualidade de esterilização na última fileira é sempre mais baixa mesmo??

    5)Acho o uso de filmes PVC ( barreiras),a troca sistemática,muito demorado e chato…haveria outra forma de manter a desinfecção e limpeza destas áreas sem o seu uso?Algum outra recomendação?Me indicaria uma boa marca de filme PVC,ou seja,que fosse mais rígido e que facilitasse seu uso?

    Muito obrigado desde já pelas orientações

    Abraços

    • Olá Luciano. Como são muitas perguntas. achei mais fácil repetí-las para que fique mais fácil de acompanhar cada resposta:

      1)Não havendo matéria orgânica impregnada nos instrumentais (sangue),pode ser desnecessário o uso da cuba de ultra-som ou mesmo da imersão do instrumental em cuba plástica contendo o detergente enzimático?Ou a imersão em detergente enzimático é sempre necessária?
      RESP-A imersão prévia em detergentes é sempre indicada. O mais recomendado ara lavagem manual é o detergente enzimático. O uso de cuba de ultrassom não é obrigatório, mas facilita a limpeza.
      2)Em caso de matéria orgânica impregnada,recomenda-se uma lavagem prévia dos instrumentais ou os mesmos poderão ser colocados direto em imersão?
      RESP-A imersão prévia em detergentes é sempre indicada, pois diminui o risco ocupacional. É importante que você processe o material o mais rápido possível, justamente para evitar que a matéria orgânica resseque.

      3)Após a imersão dos instrumentais ou mesmo após o uso em cuba ultra-Sõnica É SEMPRE necessário a escovação manual?Posso usar detergente neutro para esse fim?Ou tenho que usar o próprio detergente enzimático?É estranho que,como o detergente enzimático não promove espuma,tem-se a impressão que a escovação mecânica seria desnecessária,poderia me explicar?Usa-se então o detergente enzimático coma escova?
      RESP-Pode ser que não seja necessário escovar, mas depende da sua inspeção visual. Você deve escovar sob imersão, para evitar a formação de aerossol. A formação de espuma dificulta e visualização e o enxágue. Porém mesmo depois do uso de ultrassom, há situações em que você ainda precisa escovar, friccionar e às vezes utilizar um instrumento para retirar substâncias fortemente aderidas, como por exemplo cimento ou resinas odontológicas.

      4)Tenho uma auto-clave da Sercon e tenho utilizado os emuladores químicos Instragam classe 6.Ouvi dizer que a bolinha amarela,a última testa a qualidade do vapor e que às vezes,após o processo de esterilização,todas as bolinhas ficam escurecidas,mas já aconteceu desta última continuar amarela…isso acontece quando eu coloco os envelopes na parte de baixo da auto-clave,na última fileira.A qualidade de esterilização na última fileira é sempre mais baixa mesmo??
      RESP-Não utilizei ainda esse emuldar. Hoje existe uma variedade enorme de produtos. Os emuladores são concebidos para determinados ciclos, tome cuidado, porque nem sempre uma falha ( como a que você descreve) do emulador corresponde a uma falha de esterilização. Mas a situação pior é você estar aprovando um ciclo com falha de esterilização.
      Você precisa estabelecer os critérios baseados no indicador que você usa e com os dados da sua autoclave. Na autoclave o usual é uma distribuição mais uniforme de calor e vapor, mas diferenças podem acontecer. o fabricante normalmente aponta qual o o local mais indicador para proceder a monitorização

      5)Acho o uso de filmes PVC ( barreiras),a troca sistemática,muito demorado e chato…haveria outra forma de manter a desinfecção e limpeza destas áreas sem o seu uso?Algum outra recomendação?Me indicaria uma boa marca de filme PVC,ou seja,que fosse mais rígido e que facilitasse seu uso?
      RESP-Pois é…
      Eu acho desinfetar mas demorado e mais difícil de controlar. Para algumas situações você pode substituir o PVC por plástico, que é mais fácil de trocar- encosto da cabeça, da cadeira. Quanto ao PVC não conheço um mais rígido.

      Muito obrigado desde já pelas orientações
      Eu é que agradeço a sua participação. Creio que todo mundo se beneficia quando alguém questiona. Sucesso!

      Abraços

  25. oi liliana bom dia gostaria de tira uma duvida quanto ao teste biologico tenho um estudio de tatuagens e queria saber se é nessessario esta realizando o teste semanalmento ou naoo porem faço duas esterilizaçao ao dia ou seja 4 ao mes no caso gostaria de saber se tem alguma coisa problema ou tenho qui fazer toda semana.

    • Alex. Como você provavelmente já sabe, há pouca legislação específica quanto à esterilização e protocolos para estúdios de tatuagem.
      As recomendações apontam para a mesma frequencia dos serviços de saúde ambulatoriais como odontologia. Assim sendo, deve ser feito semanalmente. Exceto se você estiver no Rio Grande do Sul, onde a legislação é mais clara e sendo considerado dentro das atividades de interesse à saúde, a peridiocidade é mensal.

  26. Natália Barrera Reponder

    Olá, gostaria de um ajuda para saber data referente a surgimento da biossegurança, agradeço desde já, aguardo resposta!

    Att.

    Natália

    • Olá Natália. a Biossegurança como ciência surgiu mais formalmente no Brasil na década de 90.

      O estabelecimento das normas de Biossegurança foi inicialmente vinculado ao desenvolvimento da biotecnologia e visava assegurar a saúde humana, animal, agricultura além da segurança ambiental.

      A definição mais conhecida:”A biossegurança é definida como sendo o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa,produção, ensino, desenvolvimento tecnológico, prestação de serviços, riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos” é da Fundação Oswaldo Cruz 1997.

      É uma definição bastante ampla e engloba as ações de prevenção das Infecções Relacionadas ao Atendimento à Saúde (IRAS).

  27. boa noite
    gostaria de saber qual o processo de esterelizacao para alicates e demais utensilios de salao de beleza, e qual é o autoclave mais indicado para esse fim.
    desde ja obrigada

  28. Silvania Duarte Reponder

    Boa tarde,
    gostaria de saber se existe alguma legislação da ANVISA sobre como proceder depois que o detergente enzimatico já esta diluido, pois minha duvida é: devo manter a caixa tampada? Muitos fabricantes colocam que seus produtos são atoxicos mas parece que já existe uma consulta pública sobre o assunto e esta expressão “atoxica” será proibida da constar nas embalagens, a que eu uso não tem cheiro.
    Pergunto isto porque trabalho com um volume grande de material e trabalho com diversar caixas ao mesmo tempo e ficar tampando e destampado atrasaria muito o serviço fora que o espaço é muito pequeno.Como informação eu já trabalho com mascara e oculos.

    obrigada.

  29. Carla Huiara de Paula Reponder

    Oi boa tarde. Gostaria de saber se vocês têm algum texto que fale sobre quais tipos de materiais, podem ser usados em pia de consultórios, em bancadas de esterilização. grata.

    • Olá Carla. O referencial é a RDC 50 da ANVISA. O aço inoxidável é uma boa idéia para a cuba e mesmo para as bancadas de esterilização. É uma pena que não é muito fácil encontrar módulos prontos para comprar.

  30. Olá, por favor estou desatualizada a respeito da calibracao/teste de esterilizacao.Trabalho com a autoclave Sercon. Sabe me dizer qual melhor conduta?

    • Olá Paula
      Obrigada por sua participação.
      Independente da marca da sua autoclave, você deve proceder a monitorização da esterilização. Com a publicação da RDC 15, varia um pouco com o tipo de serviço. A legislação também varia em algumas situações (odontologia e salões de beleza de estado para estado) Qual é o seu caso?A sua autoclave possui bomba de vácuo?

  31. Dra. Liliana, bom dia.
    Sou Téc. em Segurança do Trabalho e estou procurando curso na Área de Biossegurança, quero alcançar conhecimentos para atuar na área de laboratório.
    Teria indicação de instituição para realização de curso de Biossegurança.
    Desde já agradeço.
    Abraços,

    Daniela F. Corrêa

    • OLá Daniela
      Sugiro que você procure a ANBIO.www.anbio.org.br
      Com certeza eles vão poder informar para você algum curso próximo de vcoê.
      Há opções presenciais e à distância.
      Boa sorte!

  32. Sra. Liliana,
    Bom Dia

    A Clinica fica no estado do Paraná,tem um tamanho muito pequeno 20m².
    É realizado apenas procedimentos como curativos simples.

    Muito Obrigada
    Abçs
    Bruna

    • Bruna
      Se o ambulatório estiver dentro de um serviço de saúde, onde outros procedimentos são realizados, deverá seguir a nova RDC15 que é bem restritiva. Caso seja um consultório isolado as vigilâncias do Paraná, em especial se for Curitiba já tem exigido uma sala separada do ambiente clínico, e também não deverá ser no posto de enfermagem. você já consultou a vigilância local? Você até pode fazer isso pelo telefone, usualmente até sem você se identificar. É uma boa idéia, pois h;a muita variação com relação às exigências. Há estados onde está mais determinado. Curitiba é bem exigente inclusive para serviços de atenção `saúde , como por exemplo salões de beleza. Geralmente as cidades do interior do estado seguem a política da capital.
      Espero ter ajudado você.
      abraços
      Liliana

  33. Olá, Boa tarde

    Trabalhamos com uma Autoclave cristofoli em um ambulatorio médico ( clinica), nossa duvida é onde colocar esta autoclave para podermos utiliza-la. seria possivel colocar em uma sala de consulta? medica, no posto de enfermagem ?, existe uma legislação que comenta sobre o local apropriado?

    Aguardo resposta
    Grata
    Bruna

    • Olá Bruna
      A legislação depende de cada estado e do tamanho da clínica.
      O usual é ter um local separado para os procedimentos de lavagem , embalagem e esterilização onde você coloca também a autoclave.
      A vigilância sanitária cada vez exige mais que o procedimento seja realizado em uma sala exclusiva para esta finalidade , o que é prudente.
      Espero ter ajudado você.
      Se você precisar de mais informações me passe maiores detalhes e o estado onde você tem a sua clínica.
      Abraços
      Liliana

  34. Também me sentiria mais confortável com a utilização de kits descartáveis…era o que eu utilizava na faculdade, mas como a turma toda adotou o kit re-utilizável, acabei participando da compra, agora não sabia o que fazer…
    Já vi alunos autoclavando os kits com sangue… mas creio que esta não seja a conduta correta…
    Então não há mesmo uma forma segura de lavá-lo em casa e depois esterilizar?
    Muito obrigada Liliana

    Abraços
    Aline

    • Aline
      Bem, não é impossível. Mas não é o que é recomendado pela ANVISA, pelas várias questões de segurança colocadas no documento. Mas há vários problemas de se lavar em casa. O primeiro é o transporte desse material. Imagine que para levar a roupa suja da sua especialização para casa e garantir que o invólucro não vá romper durante o transporte, será trabalhoso. Fora o trabalho da lavagem em si.
      Abraços
      Liliana

  35. Olá,
    Sou cirurgiã-dentista e utilizo no curso de aperfeiçoamento em cirurgia um kit de paramentação em tecido reutilizável. O kit é esterilizado em autoclave porém gostaria de saber com que substância e como lavá-lo em casa, antes de leva-lo para a esterilização na Universidade. Utilizei ele apenas uma vez e agora ele está de molho em água com detergente enzimático… Sinceramente não gosto muito de traze-lo pra casa…

    Muito obrigada

    Aline

  36. Olá trabalho em um consultório odontológico, e a autoclave quando em processo automaticamente vai para ANULADO/CANCEL gostaria de saber o que está acontecendo obrigado!

    • Boa tarde Luana.
      Há várias possibilidades.
      Sua instalação elétrica esta OK?Partindo do princípio que sim, e que este é um problema novo…
      Para testar a autoclave faça um ciclo sem nenhum material dentro, com o equipamento totalmente frio (um primeiro ciclo ou aguarde que ela resfrie totalmente). Somente com a água. Se anular ligue para manutenção e faça uma revisão no equipamento.
      Se ela terminar o ciclo normalmente experimente diminuir a quantidade de material. A sobrecarga de material especialmente se você utilizar tecido como embalagem, pode anular o ciclo por falta de água. LEia atentamente o manual de instruções do seu equipamento para não sobrecarregá-lo.
      O pessoal do 0800 44 0800 pode ajudar bastante você, pois há muitas possibilidade, e tenho certeza que vão poder ajudar você. O funcionamento da nossa central de atendimento ao cliente é de segunda a sexta das 9 as 17 horas. Eles podem acompanhar você. Lembre-se de ao entrar em contato estar com o número de série do equipamento para facilitar o seus atendimento.
      Faça o teste químico com emulador uma vez ao dia e o indicador biológico semanalmente além das revisões preventivas. Economiza tempo , dinheiro e evita surpresas.
      Abraços e muito obrigada pela sua participação.

  37. Boa tarde
    Gostaria de saber se há algum teste para validação da mini incubadora Cristófoli.

    • Boa tarde Cintia.
      A ampola controle tem justamente a finalidade de avaliar se a incubadora é capaz de dar condições de desenvolvimento pelo para os micro-organismos. Por esse motivo é importante utilizá-la a cada teste. A ampola controle deve ser do mesmo fabricante, lote, da mesma caixa do indicador biológico teste. Desta maneira, além de testar a incubadora, você atestará a qualidade dos indicadores biológicos.
      Há possibilidade de se fazer calibração da temperatura também com termômetros simples, ou mais sofisticados. Depende da finalidade pretendida.

      • Bom dia Liliana
        Agradeço as informações.
        Periódicamente é necessário realizar a calibração da temperatura?
        Pode ser feita no consultório com termômetro ou existe alguma empresa especializada?

    • Alberto

      A Biossegurança foi definida pela Fundação Oswaldo Cruz: “É o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.”

      É um conceito bastante abrangente e se for levado em consideração pelos profissionais envolvidos, muito positivo para toda a sociedade, pois tem um caráter preventivo.

      Ainda que toda ação tenha um aspecto negativo, é difícil abordar quando falamos de forma genérica. O que posso apontar, é que na maioria das vezes é necessário um investimento, e que nem sempre temos todo o montante necessário para realizar todas as ações. Algumas vezes temos que fazer escolhas, que nem sempre são fáceis. Cabe ao gestor realizar as ações de maior impacto para saúde.

      Liliana

  38. ola liliana donatelli.td bem?gostaria de saber qual o valor desse esterizador de alicates e como faço para entrar em contato com a empresa?bjus

  39. rafaela camacho Reponder

    bom dia eu gostaria de saber qual a medida certa que devo misturar de agua destilada e acido perasético pra esterelização e qual o tempo que ele tem de validade depois de preparado.

    • Olá Rafaela.
      Existem muitas formulações de ácido peracético e com características diferentes. Siga as instruções do fabricante para a diluição, mas lembre-se que com a nova legislação, a esterilização química não existe mais, só é considerada desinfecção de alto nível.Talvez você ainda encontre rótulos com os dizeres “esterilizante’ pois os fabricantes tem um prazo para adequarem a sua produção, modificação de rótulos etc. Veja o nosso post sobre este assunto: http://www.cristofoli.com/biosseguranca/?p=697
      Espero ter ajudado você.

  40. Fabiana Saraiva Reponder

    Bom dia Liliana

    Trabalho em um consultório odontológico e há pelo menos 2 anos adotamos os protocolos a seguir em relação à biossegurança;

    Limpo minhas bancadas, equipo e demais superfícies com Ácido Peracético (Peresal) na diluição de 0,5% p/ litro (5ml/litro), porém, alguns profissionais da área inclusive professores do curso de ASB, não sabem me orientar corretamente a respeito.

    Os instrumentais ficam em imersão na cuba com detergente enzimático (Riozyme IV) por pelo menos 15 minutos e depois são lavados e enxaguados. Logo em seguida vão à autoclave.

    Anteriormente usava o papel grau cirúrgico , mas o substituímos pelo SMS (semelhante ao TNT), onde os instrumentais são envolvidos por ele, contendo dentro de um envelope por ciclo de esterilização um Integrador Químico da 3m Classe 6 e uma vez na semana utilizo o texte biológico da Cristófoli.

    Dúvidas:

    1) O Ácido Peracético tem efeito de desinfecção em granito por exemplo, entre outras superfícies?

    2) O SMS, pode ser reutilizado em autoclave e servir como campos ou barreiras sob os instrumentais na bandeja?

    3) O Emulador Químico substitiu o integrador quimico? Tenho tido dificuldade de compra na região.

    No aguardo de maiores informações,

    Atencisoamente;

    Fabiana Saraiva
    Secretária
    Fone(53) 32255048

    Clínica Odontológica
    Dr. Paulo César Lascano Pinto
    Cirurgião Dentista

    • Bom dia Fabiana
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Vamos por partes… Vou responder uma por uma que fica mais claro. Se persistir alguma dúvida, por favor entre em contato novamente
      Dúvidas:

      1) O Ácido Peracético tem efeito de desinfecção em granito por exemplo, entre outras superfícies?
      A concentração que você usa esta correta para a finalidade que você descreve. Porém lembre-se que não basta passar uma vez. Mesmo com o Peresal que é considerado um agente de limpeza e desinfecção, você deve passar duas vezes, uma para limpar e outra para desinfetar. Com relação à efetividade no granito, é mio complexo, porque o granito, embora seja recomendado para pias de cozinha, para área hospitalar o aço inoxidável é a escolha. O granito tem uma porosidade, que impede que você limpe perfeitamente. E aquilo que você não consegue limpar, não consegue desinfetar.

      2) O SMS, pode ser reutilizado em autoclave e servir como campos ou barreiras sob os instrumentais na bandeja?
      Não. O SMS é descartável, e sua reutilização é proibida por legislação. Certifique-se que é um SMS, com registro na ANVISA para embalagem para esteriliza;cão, e que o material interno do pacote sai completamente seco, depois do ciclo de esterilização da autoclave.

      3) O Emulador Químico substitiu o integrador quimico? Tenho tido dificuldade de compra na região.
      Aqui, Fabiana, acho que tem uma confusão. Vamos ver se conseguimos esclarecer:
      A 3 m não possui um classe 6 (pelo menos nenhum que eu conheça). Tem um Classe 5, que é um integrador- Comply Sterigage,- tem como se fosse uma pastilha, é branco e verde água e tem uma parte metálica. O outro é um classe 4 compridinho, e de papel.
      o Classe 5 da 3m é quase tão bom quanto o classe 6 (na minha avaliação), só é ruim para armazenar como registro, e dá um falso aprovado quando a temperatura da autoclave excede 140 graus na ausência de água (situação fora do comum- mas que pode acontecer quando o equipamento precisa de manutenção (é uma das vantagens de fazer a monitorização-detectar falhas). Porém se você estiver falando do classe 4 (o compridinho), é bem menos preciso que o classe 5 ou 6, e também é chamado de Comply, mas tem outro código.
      Lembre-se que a monitorização deve ser realizada de modo integrado para ter o efeito desejadp.
      Para maiores detalhes sobre a monitorização de uma olhada no post sobre esse assunto
      Espero ter ajudado você.

      • Fabiana Saraiva Reponder

        Ok, ajudou muito. Na verdade o que eu uso é o Integrador da 3m calsse 5.

        Agradeço todas as dicas e parabenizo pelo blog, me auxiliou muito!

        Att,
        Fabiana

  41. Bom dia, gostaria de saber o tempo para esterelizaçao em autoclave para materiais plasticos, como por exemplo filtro para coleta de embriao.

    • Ola Gian.O ciclo na Vitale Plus é de 18 minutos a 121 graus. Esse ciclo é concebido para artigos não canulados. Pelo que eu pesquisei, o artigo que você se refere é canulado. Sendo assim deve ser esterilizado em autoclave com bomba de vácuo. Sugiro que você consulte o fabricante do filtro que você citou. Verifique também a disponibilidade do produto já ser comprado esterilizado. Espero ter ajudado você.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.