Dia Nacional de Prevenção às Hepatites Virais – 28 de julho. Dia para você se perguntar se já fez o exame do Anti-HBS . Leia no post e saiba mais
Hepatite B ainda é a grande vilã!
Grande parte dos profissionais de saúde hoje, estão vacinados contra a Hepatite B, entretanto alguns deles não se imunizam e a maioria não tem conhecimento do seu status imunológico. Para tanto é fundamental a realização do exame Anti-HBs realizado idealmente um mês após a terceira dose da vacina.
Portadores de Hepatite B
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de um milhão de brasileiros possuem a forma crônica da doença e cerca de 25% não tem conhecimento disso. Infelizmente o tratamento da hepatite B não tem o mesmo resultado positivo do que o da hepatite C. Entretanto, temos a vacina disponível e gratuita para todos os brasileiros.
Profissionais de Saúde em Risco
Como sabemos, para que ocorra a transmissão de uma doença, além do microorganismos em uma cerca quantidade, precisamos de uma fonte na qual ele sobreviva e se mantenha por um determinado tempo até que escape por uma porta de saída na qual seja veiculado por um meio de transmissão efetivo para esse microrganismos entre pela porta de entrada em outro hospedeiro susceptível. Chamamos a essa sequencia de eventos cadeia de infecção. Há diversos fatores que influenciam no sucesso da transmissão das doenças, e o nosso papel enquanto controladores de infecção é justamente impedir que isso aconteça.
O vírus da hepatite B é um microrganismo bem sucedido e que necessidade de uma dose infectiva significantemente menor que o de outros vírus. Na prática, precisa menos vírus pra infectar uma pessoa, é como se ele fosse mais poderoso, por assim dizer. Além disso, pode ser transmitido por saliva, sangue ou relações sexuais.
Embora, como já comentamos a maioria da população já está recebendo a vacina da hepatite B, ainda temos muitos indivíduos no estado crônico, ou seja com a capacidade de transmitir a doença e não tem sintomas aparentes. Da mesma maneira, temos 5% dos indivíduos vacinados contra a hepatite B que não se imunizam. Portanto, para profissionais de saúde, conhecer a sua condição é fundamental para sua proteção.
Não fez o seu teste de Anti-HBs?
Procure o seu médico assistente e veja a melhor maneira para você conseguir fazer o teste. É rápido, fácil e pode ser realizado no SUS desde que solicitado. Informe-se! Proteja-se!
Liliana Donatelli