Doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Qual a causa?
Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.
Quais os sintomas?
Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (meses). Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais freqüentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
Como se transmite?
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Somente 5% a 10% dos infectados pelo Bacilo de Koch adquirem a doença. Pessoas com Aids, diabetes, insuficiência renal crônica (IRA), desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, viciados em drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose.
Como tratar?
O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente. São utilizados quatro fármacos para o tratamento dos casos que utilizam o esquema básico: rifampicina (R), isoniazida (H), pirazinamida (Z) e etambutol (E). Quase todos os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados.
Como se prevenir?
Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças de até 4 anos, obrigatoriamente as menores de 1 ano, com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar. A tuberculose não se transmite por fômites e pelo uso de objetos compartilhados. Cuidado para não agravar os estigmas.
Números
1 em 3 : No mundo uma em cada 3 pessoas esta infectada. Mas nem todas desenvolverão a doença (cerca de 10%)
1,1 milhões morrem a cada ano no mundo ( HIV negativo), e 350.000 (HIV positivo)
4500 pessoas morrem a cada ano,no Brasil
75000 novos casos da doença são detectados por ano no Brasil.
Porto Alegre é a capital com a maior incidência (108/100.000 habitantes)
1a. Causa de morte em pacientes HIV positivo no Brasil.
3a Causa de morte por doença em infecciosa em geral no Brasil.
19 lugar no mundo- Brasil em número absoluto de casos. Mas em 104 em incidência.
Dados – Ministério da Saúde
Comentários Liliana Junqueira de P Donatelli.
O diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento são fundamentais para o seu sucesso. Foi desenvolvida estratégia de tratamento supervisionado (um familiar vigia o paciente enquanto ele toma a medicação) para aumentar a taxa de adesão. O grande problema do abandono, é que além de não surtir o efeito desejado- cura, acaba selecionando as bactérias o que resulta em cepas multi-resistentes.
Com o avanço da AIDS a tuberculose também ganhou força e hoje é um problema de saúde pública mundial.
Famosos que morreram por sua causa:
Álvares de Azevedo (1831- 1852)- escritor brasileiro aos 20 anos.
A. Tchecov ( 1860-1904) escritor russo aos 44 anos
Castro Alves ( 1847-1871), poeta brasileiro aos 24 anos.
George Orwell ( 1903-1950) escritor inglês aos 46 anos.
Ismael Nery (1900-1934) pintor brasileiro.
José de ALencar (1829-1877), escritor brasileiro aos 48 anos.
Manuel Bandeira (1886-1968) , escritor brasileiro aso 82 anos.
Noel Rosa ( 1910- 1937) cantor e compositor brasileiro aos 26 anos.
D Pedro I do Brasil ( IV de Portugal) ( 1798-1834) aos 35 anos.
Vivien Leigh (1913- 1967) Atriz. Viveu Scarlett O’Hara em… E o vento levou.
Simon Bolivar (1783-1830) Revolucionário venezuelano envolvido coma libertaçào de vários países da América do Sul
Hitler, Goethe, Moliere, Nelson Mandela, Kafka, Dostoyevsky, Paul Gaugin também foram diagnosticados com a doença sem ter morrido por sua causa.