Hoje comemoramos o dia do Infectologista. A data é uma referência ao nascimento de um grande médico brasileiro Emílio Ribas. Saiba mais lendo esse post.
Emílio Ribas, Oswaldo Cruz, Vital Brasil, Carlos Chagas e Adolfo Lutz
Os médicos e pesquisadores Emílio Ribas, Oswaldo Cruz, Vital Brasil, Carlos Chagas e Adolfo Lutz enfrentaram doenças infecciosas e enormes desafios como a Febre Amarela. Muitos brasileiros só os conhecem como nomes dos hospitais, institutos de pesquisa e laboratórios que homenageam os cientistas. Se você não lembra bem quem foi cada um clique acima nos links. Essa foi uma geração de brilhantes sanitaristas do início de século XX e entre eles temos Emílio Ribas — um gigante da saúde pública do Brasil.
Infectologistas de hoje
No Brasil temos muito nomes de infectologistas famosos e muitos mais anônimos no combate ao novo coronavírus. A nossa homenagem especial a cada um deles e a todos os incontáveis profissionais de saúde que estão dedicando suas vidas para salvar as nossas.
Recebam nossa gratidão!
Liliana Donatelli
Veja o vídeo sobre o dia do Infectologista postado no site da Sociedade Brasileira de Infectologia com seu pelo presidente Dr Clovis Arns da Cunha.
4 Comentários
Dra. Liliana, aproveitando a oportunidade, gostaria de saber qual tipo de esterilizador UV a senhora recomenda, se for o caso.
Bruna
Não são recomendados esses equipamentos pois não são considerados efetivos para esterilização. Tais equipamentos não possuem registro na ANVISA para essa finalidade. Infelizmente continuam sendo vendidos, muitas vezes com nomes equivocados e iludem os consumidores. Isso porque embora a luz UV tenha poder germicida depende de vários fatores para eliminar os microrganismos. Por esse motivo não é recomendada para esterilizar instrumentos. Seu uso é limitado para alguma situações.
Bem aventurado aquele q/ exerce sua função em prol dos seus.
Isso mesmo.:)