Você já tinha pensado nos pontos de água no seu consultório odontológico?
Sou muito questionada quanto à estrutura física do consultório odontológico. Resolvi escrever sobre esse assunto porque algumas coisas acabam passando desapercebidas pelas pessoas, até chegar o momento da prática. Os pontos de água para o consultório são um bom exemplo disso. A água é fundamental para o bom funcionamento das suas atividades.
Veja os pontos de água que você vai precisar:
- Lavatório para Mãos na área clínica. Esse é bem óbvio mas precisa ser exclusivo para essa atividade.
- Pia para lavagem de instrumentais dentro da área Clínica (e na sala de esterilização também caso você tenha uma área separada)
- Pia para lavar as mãos no sanitário (tantos quantos forem os sanitários)
- Pia para lavar xícaras e copos na copa (você pode prescindir de copa e consequentemente da pia, mas deve ter copos descartáveis para servir água e café)
- Tanque no DML (depósito de material de limpeza). Fundamental para lavar os panos de chão, ou as cabeleiras dos mops, baldes etc.
Algumas características importantes para as pias em geral:
- não espirrar água para fora
- torneira com aerador
- fácil de limpar e que não tenha emendas com a bancada (as de sobrepor são mais fáceis de limpar)
Para limpeza de instrumentos
- torneira com comando por pedal (ou outro mecanismo que impeça o contato com o registro)
- cuba profunda para facilitar a limpeza e intensa maiores e evita os respingos
Para higiene das mãos
- com saboneteira, sabonete líquido e papel toalha
- torneira com comando por pedal (ou outro mecanismo que impeça o contato com o registro)*
- lixeira com comando por pedal (ou outro mecanismo que impeça o contato com a tampa)
Isso sem contar com o ponto de água dedicado para a instalação do seu equipo.
Dicas para o seu consultório
Pias em bancadas de aço inoxidável (procure os modelos que vem com a bancada lateral com tudo junto) ou Corian® (adorei o tour virtual em um hospital para conhecer mais sobre o material – esta em inglês). O Corian® é chaamado de superfície sólida e pode ser facilmente produzido em blocos e as partes são coladas com perfeição. Ajuda bastante no transporte quando o seu consultório fica em um edifício. É resistente aos desinfetantes e muito fácil de limpar.
Aço Inox X Corian®
As bancadas de aço são um pouco mais baratas, mas não é fácil encontrar bem do jeitinho que você quer, tamanho, largura etc. Achei muitas opções na Tramontina. Para a área de esterilização vá direto em pias de apoio, se quiser uma acabamento mais caprichado busque nas opções da linha Perfecta (sugiro optar pela linha acetinada, a linha brilhante produz muito reflexo e fica sempre manchada de água), para um produto de qualidade mas com preço mais acessível vá para a linha Standard .
As de Corian® são feitas sob medida e coladas no local, como se fosse uma grande restauração. Muito versáteis, com algumas cores de opção. O preço é que não é muito convidativo. Mas a longo prazo pode compensar. A cuba pode ser bem profunda o que evita respingos. Outro benefício é o tato. A superfície é macia e não é fria o que dá uma sensação muito agradável para trabalhar.
Uma Janela Para Biossegurança
Quando montamos o nosso espaço “Uma Janela para Biossegurança”, procuramos o que ficaria melhor, pensando em você. Optamos pelo Corian® que apesar de mais caro, tem um visual muito bonito e permite que o frontão (que protege a parede), fique integrado à bancada. Tudo sem emendas. Muito “biosseguro”… Confira o resultado:
Nada complicado. Mas é preciso planejar antes!
*No sanitário não é obrigatório o comando para a torneira, embora muito desejável.
Para maiores detalhes sobre recomendações para consultórios odontológicos consulte as legislações estaduais e a RDC50 e arquitetura de serviços de saúde em geral na aba Legislações da Biblioteca do Blog.
Espero que as dicas ajudem você!
Liliana Junqueira de P.Donatelli
Este post foi atualizado em 14/02/2019
Veja também o post:
7dicas-para-sua-sala-de-esterilizacao-no-consultorio-odontologico
10 Comentários
É necessário ser uma Cuba embutida no consultório para lavar as mãos ou pode ser Cuba de sobrepor ?
Olá Juscelino
Não conheço nenhum impedimento legal, mas eu entendo que é bem dificil de lavar a parte de baixo desse tipo de cuba. Por esse motivo, se puder, sugiro embutir no móvel.
Bom dia, Liliana.
Em casos onde é feita a limpeza e esterilização na mesma sala (separada da sala clínica), também é necessário duas pias, certo?
Saberia onde está especificado na legislação?
Giovana
Na legislação não está bem especificado isso, porém na proposta da nova RDC para odontologia já está. Tem algumas recomendações que existem mas não estão especificadas nos mínimos detalhes (o que eu considero um erro), mas nada impede da gente ir além do que está exigido em lei. O que não pode é ficar aquém.
Espero ter ajudado com essa resposta. Temos o post sobre a nova consulta pública no Blog.
https://www.cristofoli.com/biosseguranca/legislacao-federal-para-odontologia-em-consulta-publica-anvisa/
Liliana
Olá, Liliana. Tudo bem? Gostei muito das informações. Parabéns! Faltou somente o ponto de água da cadeira odontológica. Acho os pontos de instalação da caeira a parte mais complicada para adaptação de novos consultórios.
Abraço!
Damiana
Sim, eu comento isso logo depois da pia para higiene das mãos. Esse é um ponto que, embora seja complexo e precise de uma instalação profissional, ninguém se esquece dele. Caso contrário o consultório não funciona.
Obrigada!
Bom dia Liliana!
muito obrigada por sua atenção e resposta!
vou ficar atenta à RDC!
OLA
Olá Lilian ! tudo bem?
É permitido então, dentro do consultório (Sala clínica ) a presença de pia para lavar mãos e outra para instrumentais numa mesma bancada, com certa distancia claro? Tem alguma especificação quanto a essa distancia e alguma indicação de tipo de separação que possa ser feita como uma barreira física?
Obrigada!
Olá Tassia
Na verdade sempre precisa de duas pias, não que você vá fazer toda a limpeza no consultório, mas para por exemplo enxaguar um molde. A pia para lavagem de mãos tem que ser exclusiva, isto é não pode ser utilizada para outra finalidade. Em consultórios odontológicos individualizados é permitido realizar o processamento completo (da limpeza à esterilização), em bancada separada. Embora, não seja a melhor opção, por vários motivos.
E sim, tem que estar separada. Nas referências que me lembro, fala-se em 1,4 m entre elas. Não consegui localizar exatamente a fonte. Mas o importante é que uma não contamine a outra.
Devemos ter uma definição mais exata em breve para essa área.A RDC 15 está em revisão, e deve sair em breve a publicação, incluindo toda a odontologia.
Liliana