Nesse post você vai saber como funciona o Projeto Biossegurança na Universidades da Cristófoli.
Biossegurança na Grade Curricular de Odontologia
As Diretrizes Curriculares Nacionais, publicadas em 2021, reforçam a necessidade de abordar a biossegurança na formação do cirurgião-dentista. Para orientar o planejamento desses conteúdos, um grupo brasileiro de professores de biossegurança em odontologia realizou diversas reuniões durante o Congresso da ABENO (Associação Brasileira de Ensino Odontológico), resultando na elaboração de um documento essencial sobre o tema.
Esse documento está disponível para download clicando no botão abaixo ou alternativamente, acessando diretamente o site da ABENO:
O Processamento de Dispositivos Médicos nas Faculdades
Durante a graduação, os alunos são responsáveis por lavar e embalar seu material em ambientes dedicados a essa finalidade. Entretanto, os estudantes não têm a vivência de uma central de materiais esterilizados como nas clínicas e consultórios odontológicos convencionais. Além disso, eles não participam da realização da esterilização e do monitoramento adequado desse processo, uma competência essencial para sua futura carreira profissional. Afinal, mesmo que um cirurgião-dentista conte com equipe auxiliar para essas tarefas, ele é o responsável técnico e legal por eventuais falhas no processo.
Portanto, essa lacuna no aprendizado pode ser solucionada com a instalação de um laboratório que simule uma CME de um consultório odontológico, respeitando fluxos, espaços, equipamentos e protocolos de segurança. Assim, proporciona-se aos alunos a prática real do processamento de dispositivos médicos.
O que é o Projeto Biossegurança na Universidades da Cristófoli?
O Projeto Biossegurança nas Universidades foi criado para suprir a falta de experiência prática do processo de esterilização na formação dos cirurgiões-dentistas. Tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos uma vivência mais próxima da realidade das etapas da esterilização (desde a pré-lavagem até o armazenamento) no consultório.
Esse projeto já está presente em duas faculdades públicas: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob a coordenação do Prof. Dr. Fábio Barbosa de Souza e Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), sob a coordenação da Prof. Dra. Cássia Rubira, os quais demonstram resultados extremamente positivos.
O programa é disponibilizado sem custos para as instituições de ensino que adquirem uma autoclave hospitalar da Cristófoli para a sua CME.
Além disso, o projeto conta com consultoria técnica especializada de uma profissional renomada em biossegurança e outros benefícios exclusivos. Isso garante uma experiência completa para os alunos e docentes.
Participe dessa iniciativa educacional inovadora! Entre em contato pelo e manifeste sua intenção de compra através do nosso link:
Liliana Donatelli