Brasil o maior Campeão…em Copas e em Raios
Na bela foto – Cidade São Paulo – Uma das campeãs em raios.
50 milhões por ano, 500 feridos, 100 mortos e bilhões de prejuízos por ano. Esta é a contabilidade dos raios no Brasil.
Campos de futebol são locais frequentemente atingidos por raios durante as tempestades. A maior tragédia envolvendo raios e futebol aconteceu no Congo,em 1998: 11 jogadores de uma mesmo time foram fulminados por uma raio, e mais 30 torcedores morreram durante uma partida. Curiosamente os jogadores do time visitante saíram ilesos.Em 2008 aqui no Brasil, o zagueiro Gilvan, do Novo Horizonte, foi atingido por um raio em partida válida pelo campeonato goiano. Ele teve os primeiros atendimentos ainda no campo, por conta de dores nas pernas e com disritmia cardíaca. Foi levado para o hospital onde ficou em observação e depois liberado.
O Cristo Redentor recebe em média 6 raios por ano.
Quem disse que um raio não cai no mesmo lugar sua vezes?
Na Dinamarca, em 2009, o jogador Jonathan Richter, de 24 anos, teve a perna amputada após ser atingido por um raio. Jonathan já havia sido atingido por um raio durante um jogo contra os reservas, semanas antes!
Em 2002 três dias antes de completar 33 anos, Hernán Gaviria foi atingido por um raio no treino do Deportivo Cali. Ele morreu na hora e seu companheiro Giovanni Cordoba também atingido morreu três dias depois.
No Brasil há vários de morte de jogadores (profissionais e amadores) atingidos por raios:
- 2013 – Ribeirão Preto SP . Jogador Botafogo – Sub 15 morre em treino
- 2012- Tangará da Serra MT: Jogo entre amigos, Morreram Carlos 25, e Leandro 33. Chovia muito no momento da partida.
- 2012-Piratininga SP. Everton 21, durante partida entre amigos numa chácara, não chovia forte. Mais 13 jogadores caíram durante a descarga elétrica, uma delas foi levada em estado de choque a um hospital próximo.
- 2011 – Águas Lindas GO- Alex 15 e Francisco 16.morreram na hora durante uma partidas de futebol num campinho improvisado.. Um terceiro adolescente foi atingido e sobreviveu aparentemente sem sequelas.
- 2008 – Monte Aprazível – Celestino Cicotti Junior, árbitro que faleceu ao ser atingido por um raio, logo após apitar um gol. Alguns jogadores chegaram a cair no chão devido à forte descarga.
O número de mortes causadas por raios vem diminuindo nos últimos anos no Brasil. Em 2013, o ELAT contabilizou 79 mortes, o menor valor já registrado desde o início dos levantamentos em 2000 e bem abaixo da média anual de 130 mortes registrada na década de 2000-2010. Como o número de raios não tem diminuído isso leva a crer que a diminuição de mortes por raios no Brasil possa estar relacionada ao aumento de informação dos brasileiros sobre formas de prevenção. Os Estados Unidos também registraram em 2013 o menor índice de fatalidades da história – foram 23 mortes no ano.
Proteja-se
Mais de 80% dos casos de mortes com raios podem ser evitados com alguns cuidados
Praias e campos
Não pratique esportes em espaço aberto, como campo e praia. Afaste-se de cercas e árvores.
Dentro de carros
Busque veículo fechado e fique dentro dele, sem encostar na lataria.
Longe do telefone
Não use telefone com fio ou conectado ao carregador na tomada.
Abrigos abertos
Evite ficar embaixo de toldos, varandas, sacadas e deques. Não ande de bicicleta ou motos
Quer saber mais sobre raios? Clique nas imagens:
Link – Mais sobre raios Raios em Tempo Real – site ELAT – INPE
E vamos torcer! Bom jogo!
Liliana Junqueira de Paiva Donatelli
1 Comentário
CUIDADO COM OS RAIOS GENTES!!!!!!