Exame de Proficiência em Odontologia – Primeira Vitória com a aprovação na Comissão de Educação no Senado.
O que é o Exame de Proficiência em Odontologia?
É um exame realizado pelos cirurgiões-dentistas recém formados para avaliar a sua qualificação para exercer a profissão. Somente se aprovado no exame o candidato receberá o seu registro profissional do CRO para o exercício da profissão.
Já é obrigatório realizar o exame de proficiência?
Não, porque trata-se de uma proposta de lei a obrigatoriedade, o projeto é do astronauta e senador Marcos Pontes que também fez a mesma proposta para o curso de Medicina. Entretanto, o projeto recebeu a aprovação da Comissão de Educação e Cultura. Se aprovado, será aplicado duas vezes ao ano em todos os estados e Distrito Federal, abrangendo avaliação de competências profissionais e éticas, conhecimentos teóricos e habilidades clínicas, com base nos padrões mínimos exigidos para o exercício da profissão. De acordo com a Agência Senado, a responsabilidade pela regulamentação e a coordenação nacional do exame vão ficar sob responsabilidade do Conselho Federal de Odontologia (CFO), sendo os CFOs responsáveis pela aplicação das provas em suas respectivas jurisdições.
De acordo com o Senador Pontes, o projeto é essencial por causa do aumento considerável dos cursos de odontologia no país (hoje mais de 600), formando por ano cerca de 23mil profissionais. Outros países como Estados Unidos, Canadá, Japão e Portugal utilizam sistema semelhante de exames como requisitos obrigatórios para o exercício profissional.
Quando entra em vigor?
A partir de um ano da publicação da lei. Alunos que entraram antes da promulgação estão isentos da realização do exame.
Fonte: Agência Senado
2 Comentários
Mais do que necessária este projeto, na verdade, para todos os cursos da área da saúde. Tenho 30 anos de formada em Odontologia, e lembro todos os dias como foi o processo de aprendizado. Entretanto vejo o despreparo ainda maior nos recém formados de hoje. Nesta avaliação, não me refiro a conhecimento técnico, pois a técnica por si só não é difícil, mas o conhecimento científico e abordagem humanitária, pois muitos destes cursos tem um alto custo para formação, e os recém formados saem dos estabelecimentos de ensino com uma enorme necessidade de trabalhar, muitas vezes em locais insalubres e situações que aumentam mais o debate da qualificação e proficiência nas áreas das ciências da saúde.
Importante que seja obrigatório…è preciso que a Odontologia seja exercida por profissionais preparaos e habilitados e assim exercer com competência ….